Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Cotingidae
 Bonaparte, 1849
Subfamília: Rupicolinae
 Bonaparte, 1853
Espécie: C. cucullata

Nome Científico

Carpornis cucullata
(Swainson, 1821)

Nome em Inglês

Hooded Berryeater


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Corocoxó

Espécie endêmica do Brasil.

O corocochó ou corocoxó é uma ave passeriforme da família Cotingidae.

Seu nome popular é onomatopéico, resultante do canto emitido em longos intervalos, o qual é um dos mais característicos das florestas onde vive. Há divergências sobre a origem indígena do nome, por isso hora ele é grafado com “x” e hora é grafado com “ch”.
Além de corocochó, esta espécie ainda pode ser chamada de coricotéu, corocotéu (PR), crocoió (litoral SP), rorocoré (Serra dos Órgãos: Goeldi) e porocoché (interior de SP: Natterer)Segundo Descourtilz, leva também o nome de cavalo-afrouxou, origem dada a, quando os antigos tropeiros paravam os cavalos para descansar, o ouviam emitir a onomatopeia

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) carpos = fruto; e ornis = pássaro; e do (latim) cucullata, cucullatus, cucullus = com capuz, encapuzado, capuz. Pássaro encapuzado do fruto ou pássaro com capuz (que come) frutos. . O termo cucullus se refere também ao gênero de aves do velho mundo Cucullus sp. , do qual temos o conhecido Cuco-europeu ( Cucullus canorus ) . A associação com o cuco-europeu pode se dar pela vocalização onomatopeica “cuculada” que emite o nosso Corocochó.

Características

Mede cerca de 23,5 cm de comprimento. O macho possui a cabeça, pescoço e peito pretos, que são verde-escuros na fêmea.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Alimenta-se principalmente de frutas, comendo também insetos grandes.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

É uma espécie incomum, embora bastante frequente em algumas regiões montanhosas específicas (por exemplo na Serra do Mar do Paraná). Habita os estratos superior e médio da mata primária serrana (em especial a floresta alto-montana) mas realiza deslocamentos altitudinais acompanhando a frutificação de certas plantas (p.ex. palmeira-juçara: Euterpe edulis). Vive solitário ou em casais no interior da floresta, sendo mais ouvido do que observado. Na época reprodutiva emite seu canto peculiar e repetitivo, sendo um dos sons mais escutados e constituindo-se, portanto, da definição de “voz da paisagem”, segundo Sick (1997).

Distribuição Geográfica

Encontrado exclusivamente no Brasil, do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul. Especialmente em áreas de Mata Atlântica.

Referências

Galeria de Fotos